terça-feira, 7 de agosto de 2012

O que é RPG?? Again!!

Este é meu primeiro post, então vamos do começo!! XD


Sempre que falamos sobre RPG pela primeira vez surgem às perguntas: "É aquela terapia postural (Reeducação de Postura Global)?" "Ah.. é aquele joguinho de cartas??" "Ah.. eu tenho um jogo de vídeo game disso ai!"... NÃO CA#$%@O (principalmente no caso do vídeo game)!!

Muitos de nós (inclusive eu) tentamos explicar fazendo comparações com as brincadeiras de criança, outros tentam comparar com peças de teatro ou qualquer outra comparação do tipo, mas essas explicações tem no inicio de todos os livros de RPG que eu conheço então hoje vou tentar fazer algo diferente, espero que funcione!!


Dois jovens universitários fanáticos por jogos de estratégia militar (wargames) históricos (principalmente os medievais), com centenas de miniaturas resolveram "apimentar" seus exércitos adicionando criaturas fantásticas as suas linhas para deixar as coisas mais divertidas. Depois de algum tempo resolveram criar heróis com características únicas liderando seus soldados para vencer estes seres mitológicos... Logo viram que o mais divertido era mesmo jogar só com os heróis, enfrentando tais monstros, e o cenário também pedia mudanças, campos abertos já não tinham mais a mesma graça, nada melhor então do que cavernas e masmorras cheias de perigos e armadilhas, sem saber o que esperava na próxima esquina, surgiu também à necessidade dos heróis trabalharem juntos e não um contra o outro para vencer as dificuldades dessas masmorras... Os heróis também precisavam de mais profundidade, e diferentes tipos de poderes, então por que não colocar características mais elaboradas, poderes, magias, habilidades, uma inteligência... E com a inteligência veio também sua personalidade, seus hábitos, uma ficha completa com cada detalhe desses heróis.

E também as invasões randômicas a masmorras logo se tornaram algo sem sentido, então tecer uma história por trás disso, dar uma motivação para esses personagens, agora complexos demais para serem apenas peças em um tabuleiro de xadrez, uma vida, amigos, conhecidos, uma cidade, um reino; um mundo tão rico e complexo para eles habitarem e influenciarem, com personagens diferentes e com problemas para que os heróis tentem solucionar!!!

Assim nasceu o primeiro RPG publicado da história, em 1974, o Dungeons & Dragons, desde então este jogo foi ganhando mais espaço, mais adeptos e foi-se explorando o potencial deste tipo novo de hobby, surgindo jogos nos mais diversos cenários imagináveis, Ficção cientifica, Terror, Fantasia medieval, Velho Oeste, Investigação Policial, Desenhos animados, Cyberpunk, Super-heróis, Vampiros... As possibilidades são apenas limitadas a sua imaginação!!

Isso é RPG, ou RolePlaying Game, um jogo aonde você e um grupo de amigos representam cada um o seu personagem, diferentes ou iguais a vocês, tomam decisões e ações baseadas na sua índole e caráter num mundo proposto pelo Mestre ou Narrador, que é o jogador que conduz a história que se passa no mundo fantástico em que vocês se encontram e que julga (sim, como um árbitro) se suas ações são possíveis ou não, e ai entram os dados esquisitos que todos adoram... Eles são basicamente a ordem caótica destes mundos, são eles que vão ditar se as ações que são possíveis seu personagem fazer tem sucesso ou não!!


Acho que já dei uma boa pincelada no assunto, mas vou com certeza aborda-lo mais vezes nesse blog, vou também passar dicas que aprendi nesses mais de 17 anos de rolamento de dados, e falar de diferentes sistemas, edições, cenários, literatura e etc...


Um grande abraço do Mestre Anão
Kugnar filho de Koigan
Senhor da Biblioteca de Moria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário