quarta-feira, 15 de agosto de 2012

"Seja legal com seu Mestre" Pt-02


Olá novamente Nerds!!


Todos os mestres já se depararam com um grande problema, você esta tentando descrever uma cena aonde você tinha preparado aquela armadilha especial com mecanismos nas estátuas e uma gema poderosa que soltara uma série de raios atordoantes a medida que os jogadores sobem as escadas do trono do rei lich.... e de repente o guerreiro esta olhando o facebook no celular, a ladra esta rolando os dados aleatoriamente olhando para a mesa e o mago e o clérigo estão comentando a partida de futebol da semana.... PQPcomo é frustrante!!!!





Mais jogo, menos conversa 


É normal quando encontramos nossos amigos querermos conversar sobre o que tem acontecido no nosso dia-a-dia e as novidades pelo mundo à fora, mas para isso é legal que o grupo combine sempre um horário antes ou depois da sessão só para colocar o papo em dia.
Até os jogadores mais focados de vez em quando interrompem o jogo para soltar uma piada ou lembrar de uma aventura passada, isso até que torna o jogo mais agradável, mas se estes "flashbacks" começam a acontecer constantemente, a situação pode ficar realmente irritante, assim como ficar fazendo piada de todas as situações no jogo, pode até ser engraçado, mas isso acaba com o clima que o mestre esta tentando criar!!
Por isso quem gosta de fazer piada ou contar os feitos heróicos do seu personagem, faça sempre que for apropriado (como quando os personagens estão na taverna, ou acampando na estrada, mas foque mais no jogo e no personagem e o mais importante, saiba quando parar!!


Espere sua vez e preste atenção

Uma outra situação bastante comum na mesa é quando o mestre começa uma descrição "Esta sala úmida e embolorada, com paredes que lembra os trabalhos de mestres anões antigos" e e pronto, todos os jogadores começam a falar suas ações ou idéias, todos ao mesmo tempo....o mestre não consegue entender nada e a situação logo vira uma baderna.
O ideal é que todos esperem o mestre terminar a descrição, pois ficar perguntando se a sala tem um tesouro, ou se o esqueleto da esquerda está com uma espada longa ou um machado só vai fazer com que o clima do jogo vá para o espaço e que o mestre responda a sua pergunta e recomece a descrever tudo denovo. Depois que o mestre terminar ai sim todos jogam a iniciativa ou alguma outra alternativa organizada resolvam a ordem em que cada um terá achance de anunciar sua ação, e nunca interrompa um companheiro fora da sua vez, por mais besta ou brilhante que seja a idéia dele, se necessário podemos apelar para os bilhetes para o mestre, mas se isso ocorrer com muita freqüência pode também se tornar inconveniente. Por isso apenas use-os se suas ações não possam ser reveladas para os outros jogadores!





Não é sempre que todos os personagens estão envolvidos diretamente em alguma cena, diversas coisas podem acontecer que separem os jogadores, uma armadilha, uma magia ou até mesmo uma decisão do próprio grupo.
Quando isso acontece alguns jogadores já pegam o celular para jogar alguma coisa ou ver o e-mail e etc.. outros sentam na TV ou videogame mais próximo, ou começam a puxar conversa com o amigo do lado, seja qual for o caso não saia da mesa e sempre fique atento as ações dos outros personagens e no que esta acontecendo... logo seu personagem volta ao jogo e ninguém vai ter que parar para contar o que aconteceu.


Vou encerrar esse post por aqui, fiquem ligados semana que vem para a continuação destas dicas!!


Um grande brinde do Mestre Anão
Kugnar filho de Koigan
Senhor da Biblioteca de Moria.

4 comentários:

  1. Esse post é muito importante nos dias de hoje, quando todos possuem celulares 3G e uma hiperatividade que parece irremediavel. Como mestre ja tive que repetir tantas vezes as descrições que acabava ficando p da vida... e como jogador, ja tive que pedir silêncio aos outros como se estivesse em uma sala de aula, porque não conseguia ouvir o que o mestre dizia. Muitos podem achar essas propostas um tanto militares, mas elas não o são: bom senso e educação, respeito pelos outros... nada mais. Ser educado, ouvir e esperar pela sua vez de falar sempre serão os elementos fundamentais para qualquer boa partida de RPG...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho mesmo que o senso comum de educação esta se perdendo muito rápido... é no cinema, no teatro, no transito.. enfim, mas os mestres tem que manter a ordem em suas mesas... já cheguei ao ponto de pedir para que todos desligassem os celulares durante o jogo..

      Excluir
  2. Eu gosto mais de aventuras com Role Playing do que Rolling Play, ou seja, aventuras com mais interpretação do que lançamento de dados, e para esse tipo de aventura funcionar, a imersão na cena é fundamental. Respeito os grupos barulhentos de amigos que se juntam em torno da mesa para ficar subindo de nível, conquistando itens mágicos e rolando dados e mais dados. Mas para o meu gosto de aventura, o silêncio, atenção e imersão devem ser almejados.
    Parabéns pelas dicas Sergião!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que essas coisas se encaixam em qualquer tipo de aventura... por mais que seja uma parte de rolagem de dados excessiva (no caso de D&D é bem comum) se todos prestarem atenção no que esta acontecendo o combate flui mais rápido e voltamos para o Role Playing logo!! heheh
      Valeu Pena!!!

      Excluir