quarta-feira, 8 de agosto de 2012

"Seja legal com seu Mestre" Pt-01

Olá a todos os leitores, sejam bem vindos!!




Durante todos meus anos de rpgista li incontáveis paginas de como um mestre pode tornar sua campanha mais divertida e interessante para os jogadores, como transformar os seus NPC em personagens marcantes para a campanha, como costuras suas histórias para tecer uma enorme trama central para os heróis.... mas e ao contrario?



Como ajudar o mestre?
Pois bem, hoje vou começar uma série de posts sobre este assunto para todos os mestre e principalmente jogadores que alcancem este blog (espero que muitos).



Um pouco de ajuda dos jogadores antes, durante e depois das seções de RPG, um bocado de boas maneiras e um envolvimento maior dos jogadores fora da mesa, podem fazer com que as aventuras se tornem muito mais divertidas para todos e recompensadoras para o Mestre!!

AVISE COM ANTECEDÊNCIA SUA AUSÊNCIA E SEMPRE CHEGUE NA HORA 

Essa é uma simples questão de boas maneiras... um bom mestre sempre prepara suas aventuras baseadas nas habilidades e interesses de cada jogador da campanha, ele perde horas de seus dias antes do jogo preparando os desafios (como monstros, armadilhas e etc) para a sessão e o desfalque inesperado de um personagem pode complicar muito as coisas para os outros jogadores ou pode se tornar um trabalho extra para
o mestre, que terá que interpretar o personagem do jogador que simplesmente não apareceu... avisando com antecedência sua ausência o mestre tem tempo de preparar o jogo de acordo com os jogadores que estarão presentes e invertar alguma situação que faça aquele PJ se separar do grupo durante esta sessão!

Quando um jogador chega atrazado, ou todos esperam por ele, o que não é justou pois todos terão menos tempo de jogo, ou começam sem a sua presença e o jogo vai ser interrompido para explicarem à este jogador o que aconteceu
até o momento de sua chegada, sem contar que isso pode quebrar o clima de uma cena tensa ou atrapalhar uma informação importante para o grupo!!

CONHEÇA AS REGRAS E SEU PERSONAGEM 


É muito comum uma boa parte dos jogadores não terem os livros em suas casas antes dos seus primeiros jogos e durante esse período é normal que os outros jogadores ou o mestre sempre expliquem as regras para os iniciantes, também todos sabemos que os preços dos livros podem ser bem salgados!! Mas isso não é desculpas para não conhecer as regras
.


Peça para o mestre ou para os jogadores que tem o livro para você levá-lo para casa entre uma sessão e outra, leia as regras básicas e a parte de criação de personagem, se só uma pessoa no grupo tem o livro, sugira uma vaquinha para o grupo comprar um livro coletivo ou pense em qualquer outra solução ;P... mas é muito importante que o jogador conheça as regras, seus poderes e magias, isso deixa o jogo mais ágil, o que é prazeroso para todos e assim você ja pode planejar os seu próximos níveis, os melhores equipamentos para seu personagem entre outras coisas!!!

Vou encerrar esse post por aqui, fiquem ligados semana que vem para a continuação destas dicas!!



Um grande brinde do Mestre Anão
Kugnar filho de Koigan
Senhor da Biblioteca de Moria.

4 comentários:

  1. Boa Sergião, to ansioso pelo próximo post.
    Acho que uma boa dica são os players não ficarem interrompendo o mestre toda hora para dizer o que querem fazer, principalmente quando o mestre está num fluxo narrativo descrevendo um ambiente ou situação. Os jogadores tem que entender que não é um jogo de quem fala primeiro, e a quebra sempre prejudica o clima e o entendimento da cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Pena! Com certeza esse assunto será abordado nessa série de posts! :P

      Excluir
  2. Sergão, excelente iniciativa. Primeiro porque finalmente alguém resolveu parar de sicar so falando para trazer um site que não seja vinculado a nenhuma editora para poder comentar sobre o RPG de verdade. Não tinha visto nada assim em lingua portuguesa e é uma méao na roda para eventuais iniciantes que queiram descobrir esse mundo magico sem ter que gastar em livros.
    Sobre a matéria, idem: como mestre sempre me deparei com esses problemas. Posteriormente você poderia abordar os automatismos que desenvolvem jogadores experientes, mas os conselhos são otimos e muito pertinentes. Abraços e mande ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pela força Filipe!!!
      Estou só começando mas espero sempre trazer dicas legais para ajudar a todos os mestres e jogadores!!

      Excluir