Ola Gamers!!!!
Sejam bem vindos ao Jogando Offline!!!
Divida o trabalho com o Mestre
Há diversos papeis que geralmente sobram para o mestre fazer, mas poderiam ser feitos pelos próprios jogadores. Isso pode tirar um grande peso dos ombros do mestre e também pode permite que os jogadores ajudem a criar um mundo mais parecido com o que eles gostam, sem contar que eles também já podem começar a entender como é o trabalho do mestre e quem sabe incentivar-los a se tornarem mestres também!!!Cartógrafo:
O cartógrafo do grupo pode não só desenhas as masmorras, mas pode também ajudar a fazer todos os cálculos de tempo de viagem, cuidar da posição e movimento do grupo; nas situações de combate com miniaturas, ele pode ajudar a calcular as áreas de efeito de magia e outros.
Se você é o cartografo tenha sempre papel quadriculado, uma boa lapiseira e borracha!!!
Administrador:
Durante os combates, perseguições, armadilhas ou situações aonde o tempo importa, alguém para administrar quantos rounds se passaram, ajuda bastante o mestre e os jogadores a fazerem seus ataques e efeitos no momento certo, determinar as durações das magias ativas. Ele também pode ajudar a manter um registro das datas do cenário, quantos anos se passaram desde o inicio da campanha (in game), um registro dos itens comuns ao grupo, o dinheiro e rações também!!
Cronista:
Esse é para o jogador que gosta de escrever, ele é o responsável pelo registro das histórias da campanha, manter as anotações dos objetivos do grupo, sobre os personagens e suas relações com NPCs. Em aventuras longas ele pode recapitular os acontecimentos passados, os pontos importantes da ultima sessão.
Manter notas e registros em forma cronológica pode ser vital se a campanha por algum motivo tiver que ter uma longa pausa, ninguém perde o fio-da-meada quando ela for retomada, e caso fique alguma aventura sem o XP ou algo importante for esquecido, estará tudo certo em anotações e tudo pode ser corrigido e lembrado de forma rápida e eficiente!!
Conclusão
Ser mestre da muito trabalho, criar uma campanha e conduzi-la é algo muito laborioso, mas muito recompensador. Ver os seu amigos discutindo as cenas do jogo passado durante a semana e entrando na historia de cabeça é uma sensação fenomenal de trabalho bem feito, ver as expressões de surpresa na sessão de jogo quando o PdM mais confiável do grupo os trai e a estória da uma guinada de 180º é fantástico, mas tudo isso pode ser muito melhor, principalmente para o mestre, se os jogadores entenderem o quanto esse trabalho é difícil e ajudarem o mestre da maneira que eles puderem, a campanha como um todo vai ficar mais divertida e agradável para todos!!
Sou um jogador e agora podem ficar tranquilo que conseguiram o objetivo, porque com certeza, irei ajudar bem mais o meu mestre com essas dicas. Li todas as partes e estou no aguardo por mais posts sobre RPG.
ResponderExcluirAliás, eu criei um tópico no redomanet de um RPG que estou jogando com meu grupo.
Obrigado
Valeu Igor!! Espero que sua atitude deixe seu mestre empolgado para os proximos anos de campanha!!
ExcluirEstamos um pouco concentrados na produção dos videos de board game por enquanto, mas logo que possível vou voltar a postar mais dicas de RPG
Vou dar uma olhada no seu tópico lá no redomanet!!
Abraços e Keep Gaming!!