quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Caminhando pelo lado nerd da força.

Há quase um ano cai no meio de um grupo de nerds. Conheci os jogos de tabuleiro modernos e comecei a passar bastante tempo jogando, experimentando.

Imaginem uma garota que o mais perto que chega de ser nerd é ser apaixonada pela obra de Tolkien, entrando, no susto, nesse mundo. Minha vantagem é aprender razoavelmente rápido, então entendi os jogos e acho que não dou muito trabalho quanto à explicações e tal, mas, como não-nerd, tenho uma postura diferente da deles em relação a muitas coisas.

Usinas Ecológicas no Power Grid
Mês passado, no fim de um jogo de Power Grid na casa do Iraê, ficamos conversando sobre as possibilidades do jogo, já que eu tinha feito uma coisa inédita entre nós: terminado o jogo apenas com usinas ecológicas (duas eólicas e a de fusão nuclear). Isso acabou acontecendo porque administrei mal o jogo no começo, ficando muitas rodadas na liderança e tendo problemas para comprar os recursos pras usinas, já que nesse jogo, quem está na liderança é o ultimo a comprá-los. Mas fiquei pensando sobre isso, sobre possibilidades, sobre os vários jeitos de se divertir em um jogo.

Algumas pessoas jogam super concentradas, se preocupando em maximizar seus ganhos, bolando estratégias, etc. Eu sempre fui meio avoada - dentro e fora dos jogos -, me divirto com coisas bobas, gosto de jogos bonitinhos, cheios de peças, etc. Gosto de ganhar também, é claro, mas acho que há muito mais no jogo do que isso.

Pensando nisso, digo uma coisa: tímidos, não-nerds, maus alunos na escola, avoados, - e mais, meninas! - tentem jogar. Venham para o lado nerd da força. Porque, nesse mundo de jogos de tabuleiros, rpg, etc. além de nos divertirmos muito, aprendemos muito, conhecemos pessoas legais, etc. Não importa o seu perfil, ou se você nunca jogou nada e nem sabe quem é o Gollum, você pode encontrar coisas muito bacanas nesse universo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário