segunda-feira, 26 de novembro de 2012

"Regras da Casa" para Fórmula Dé

Olá Gamers !

Essa é a dica que mencionamos no Video Review de Fórmula Dé, de como deixar as regras do Fórmula Dé um pouco mais interessantes, pelo menos para mim.
Isso porque o jogo é muito empolgante, tem uma simulação excelente de corrida, tem o fator sorte que dá uma adrenalina mas...
... constantemente, quando o cara chega na marcha 5 ou 6, a estratégia vai para o saco e vira um jogo de sorte.
Antes que me entendam errado, meu objetivo não é tirar a sorte do jogo, e sim deixá-la compatível em todas as marchas.

Abaixo eu explico em detalhes os problemas do jogo. Se preferir, pule direto para "As Novas Regras".

Mas qual é exatamente o problema?
Vamos ver os dados do jogo.

Marcha 1 -> D4 (1,1,2,2)  2 valores possíveis
Marcha 2 -> D6 (2,3,3,4,4,4) 3 valores possíveis
Marcha 3 -> D8 (4,5,6,6,7,7,8,8) 5 valores possíveis
Marcha 4 -> D12 (7-12, 2 de cada) 6 Valores possíveis
Marcha 5 -> D20 (11-20,  2 de cada) 10 valores possíveis
Marcha 6 -> D30 (21-30, 3 de cada) 10 valores possíveis

Percebe-se que, nas marchas 5 e 6 existe um salto grande na variação dos resultados. Conversando com o Mauro, acreditamos que essa escolha não foi colocada de propósito pelo criador do jogo. Pelo contrário, foi feita por uma questão de necessidade. Depois do dado de 12 faces (D12), o próximo na lista dos dados comerciais é o D20. Para poder lançar um dado de 20 faces com resultados que fossem no mínimo do 12 até o 20, o único jeito é fazer o dado ter 2 números iguais entre 11 e 20. O mesmo vale para o próximo dado comercial disponível, o D30.

Só que, numa sexta marcha, tirar um 30 ou 21 podem fazer toda a diferença entre vc nem chegar numa curva ou passar por ela direto, o que atrapalha na realidade do jogo e na estratégia. É uma variação muito grande para se adaptar num percurso mais curto ou longo ou para compensar em pneus e freios. Ainda mais no final da corrida onde do 11 para o 20 ou do 21 para o 30 significa ganhar ou perder toda a vantagem que vc pode ter lutado a corrida inteira para conseguir, tudo para ser determinado puramente na sorte. E pensando do ponto de vista da simulação da realidade (que o jogo se propõe muito bem em fazer), na vida real os carros não mudam de marcha e, ou disparam, ou ficam na mesma. Os pilotos lutam para tirar décimos de diferença numa volta.

Outro pequeno problema é que, embora o jogo permita vc controlar a sorte reduzindo espaços do seu carrinho, seja freiando, seja usando pneus, seja reduzindo duas ou mais marchas, não existe nada que permita vc usar recursos para ir mais rápido, nem mesmo um mísero quadradinho. É muito frustrante vc tirar o único resultado no dado que te impede de entrar na curva e, por conta disso, vc terá que reduzir mais uma marcha quando todos vão aumentar no próximo turno. Isso tudo é ainda mais bizarro quando existe um recurso chamado combustível e motor e tudo o que se pode fazer com eles é reduzir(?) marchas. Pensando na realidade, os pilotos tem toda a capacidade de forçar mais o motor ou aumentar a mistura de gasolina e ir mais rápido, gastando, para isso, mais combustível.

As Novas Regras
Para resolver essas questões, a primeira coisa simples é permitir ao carrinho andar 1 espaço a mais gastando 1 de combustível, ou no máximo 2 espaços a mais gastando para isso 1 combustível e 1 de motor. Assim, dá-se mais possibilidades para combustível e motor, e aumenta-se o caráter estratégico do jogo: vc tem que avaliar se prefere usar para reduzir mais marchas ou gastar para entrar numa curva.

A segunda mudança também é simples. Substituir o d20 da quinta marcha por 1d12+5 e o d30 da sexta marcha por 1d12+10. Ou seja, na quinta vc joga o d12 da quarta marcha e soma 5 no resultado (12-17) e na sexta vc joga o d12 da quarta marcha e soma 10 no resultado (17-22). Isso diminui a variância exagerada das marchas altas e o jogo fica redondinho.

Esses duas pequenas regras deixaram nossos jogos bem mais interessantes e estratégicos, sem tirar a sorte e tensão da corrida. Faça o teste e me conte o que achou, como foi a experiência com as novas regras.

Keep Gaming!

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