terça-feira, 6 de novembro de 2012

Divisórias para jogos de tabuleiro

Tem aqueles momentos em que sua namorada vira para você e diz: "Vamos jogar uma partidinha de Agricola?". E você fica animado, mas logo pensa em todo o trabalho que vai dar abrir todos aqueles saquinhos, separar as milhares de pecinhas, cartas, montar o tabuleiro e já fica cansado só de imaginar.
Os jogos cheios de peças costumam ser muito divertidos, mas quem tem paciência de fazer um setup de 20 minutos, e mais uns 20 para guardar tudo no final?




Foi num desses momentos tediosos de arrumar as pecinhas do Agricola, depois de uma sessão na casa do Iraê, que ele me sugeriu de guardar tudo separado nas gavetinhas de uma caixa de pesca ou algo do tipo. A princípio achei a ideia bacana, mas pensando bem isso traria alguns problemas: sair para comprar a tal caixa de pesca, isso já é bem desestimulante quando estamos querendo uma solução para "poupar" tempo; ter que escolher uma caixa que tenha gavetinhas do tamanho certo para caber todos os tipos de peça; provavelmente não haverá uma caixa dessa que comporte o tabuleiro do jogo; e, por fim, mas não menos importante, é chato não poder manter a caixa original do jogo. Desisti para evitar a "fadiga".

Outro dia me dei conta que todos os problemas dessa ideia estavam relacionados ao fato de se livrar da caixa original. E se eu pudesse, ao contrário, trazer as gavetinhas para dentro da caixa do jogo?
Peguei um pedaço de MDF (um papelão mais grosso) perdido em casa e cortei em tiras. Fiz pequenos cortes para que essas tiras se encaixassem na transversal e voilá, as gavetinhas estavam prontas.
O mais legal no caso do Agrícola é que ele tem um tabuleiro com divisórias desenhadas para se colocar as pecinhas em cima, separadas, durante o jogo. Tive o cuidado de cortar o papelão para que ficasse sobre essas linhas e assim usar a própria caixa do jogo como "banco" das pecinhas. Na hora de guardar, basta devolver as peças usadas de volta nas divisórias, ensacar as cartas e colocar por cima os tabuleiros. Bem prático e elegante.
Eu fiz isso no Agrícola e recomendo a todos que tem o jogo, vale a pena. É claro que pode-se fazer em outros jogos cheios de peças também, já estou pensando em fazer no Arkham Horror.
Descobri recentemente que um outro cara fez algo bem semelhante usando "foamcore", que deve ser um tipo de espuma. O dele ficou mais profissa que o meu. Dá para fazer com EVA que deve ficar bem legal também, quando eu tiver passando pelo centro vou comprar umas folhas de EVA para fazer testes.

Quem se arriscar na ideia, comente contando sua experiência e mande uma foto.
Até a próxima dica.






4 comentários:

  1. Boa idéia !!! Vou fazer no meu agrícola também. É muito prático.

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que fazer com EVA não dá certo por ser ruim de cortar e mole. Papel paraná deve funcionar também. Não tenho Agrícola e nem conheço o jogo, porém ficou sensacional o seu projeto ai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, provavelmente o EVA não tem estrutura para ficar de pé.
      Eu passei na Casa do Artista, uma loja de coisas para artes plásticas, e comprei duas placas do tal "Foam Core". O Sergio que comprou primeiro e me deu a dica. Ele está fazendo uma caixa para o Guerra do Anel dele e eu vou fazer nos meus jogos. Quando eu terminar posto os resultados.
      abs

      Excluir
  3. O papel paraná deve ser o melhor, uso uma versão bem resistente que encontrei para fazer meus "homemades". Vou fazer pro Dungeon! , Cyclades e pro Carcassone nacional. O mais engraçado é que o Stone Age (meu primeiro euro) tem isso e nunca pensei em copiar.
    Quero aproveitar para dar os parabéns pelo trabalho do blog, das resenhas em video e tudo mais. Trabalho profissional.
    Que tal vocês fazerem uma parceria com o site do Jovem Nerd ? Eles estão expandindo suas atrações (terceirizando? hehehehe) e seria um ótimo quadro lá. Aliás o senhor Jovem Nerd é bem fã de boardgames.
    Um forte abraço!!!!

    ResponderExcluir