sábado, 17 de novembro de 2012

"Seja legal com seu Mestre" Pt-05

Ola Gamers!!!!
Sejam bem vindos ao Jogando Offline!!!


Estilo de jogo

Durante minha vida RPGistica, já participei de inúmeros jogos com cenários diferentes, regras, edições, mundos e etc... mas uma coisa que não é tão visível assim é o estilo do jogo. O estilo do jogo esta ligado diretamente ao mestre e como ele conduz as suas sessões e campanhas., por isso não importa que você vai jogar um Dungeons & Dragons no cenário de Forgotten Realms com dois grupos diferentes, isso não significa que o jogo vai ser igual, ou mesmo parecido!!!
Por isso existem tantas maneiras de se jogar RPG quanto há Mestres de jogo. Enquanto algumas pessoas preferem uma aventura recheada de combates e monstros terríveis e ardilósos,  outras preferem um mundo cheio de mistérios e magias antigas e perigos inenarráveis, ou mesmo mundos aonde a magia esta presente no dia-a-dia das pessoas comuns, que usam mage hand para fazer suas vassouras varrem suas tavernas e usam golens de ferro como marteletes pneumáticos para sua ferraria.
Pode ser que algumas dessas coisas não agradem, mas não tem nada de errado com nenhuma dessas maneiras de jogar, ou mestrar... o que realmente importa é que tanto o Mestre quanto os Jogadores estejam de acordo de como a campanha vai rolar!! Se você esta em um jogo que não faz o seu estilo, use esse sentimento para bolar sua própria campanha e história, convide seus companheiro para um jogo diferente, e se não der certo, procure outro grupo, com certeza existe em algum lugar alguém que joga RPG como você gostaria!
A unica coisa importante é, não tente forçar as pessoas a jogar do modo que você quer, a conversa é a melhor ferramenta de um mestre!!!

Ajudando seu Mestre

Apesar dos mestres representarem as entidades divinas de um cenário de campanha, eles não são deuses de verdade (HAHAHAHHAHAHAAHAHA). Sempre fazemos o melhor possível, mas nem sempre temos as melhores ideias ou estamos com a criatividade aguçada para criar inúmeras opções de caminhos, mas nem por isso ele deve guiar os jogadores como criancinhas na escola... O mestre sempre ira colocar opções bem obvias para os jogadores, como as lendas do Machado dos Lordes Anões, ou da Espada Eisenmund, contadas por um bardo qualquer em uma tarvena aconchegante na pequena cidade de Highmoon, na Terra dos Vales, ou as vezes  mesmo um mendigo enstrando, tido apenas como um louco qualquer, balbuciando coisas medonhas na noite fria de um beco escuro... ou até mesmo seus personagens serem jogados em um calabouço após terem sido desacordados em um passeio pela floresta do Rei sem mais nem menos.
Prestem atenção nestas "dicas" sutis, e muitas vezes não-tão-sutis, não tem nada de mais aceitar essas condições obvias para o bem da campanha!!
Se os jogadores constantemente evitarem as pistas do mestre (sim, aquelas com um grande sinal vermelho e piscante escrito "PISTA", "PISTA") o mestre vai acabar se frustrando e rolando encontros aleatórios, desencanar de preparar aventuras com antecedência, ou até mesmo conduzir os personagens constantemente como vacas no matadouro, o que vai acabar com a graça da campanha e a diversão de todos vai para o buraco!!!

A maioria dos mestres criam as aventuras baseadas nos interesses de cada personagem, por isso é muito legal um feedback dos jogadores, deem suas opiniões e sugestões no final da sessão de jogo, falem do que mais gostaram e do que não foi tão legal assim, as pontas soltas na história que gostariam de retomar ou mesmo algo pessoal dos personagem que gostariam de resolver!! 

Isso pode ajudar muito ao mestre melhorar muito o jogo como um todo, e quem sabe o sonho do seu personagem de recuperar o antigo amuleto de Ambershard pode se concretizar!!



Encerro esse post por aqui, fiquem ligados para a continuação destas dicas!!

Uma grande saudação do Mestre Anão
Kugnar filho de Koigan
Senhor da Biblioteca de Moria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário